BLOG COCRIAR
Conteúdos, ideias e inquietações em torno do universo de conversas que transformam realidades
MAIS RECENTES
Diálogo, participação, gestão, cultura organizacional e outros temas relacionados a conversas que transformam realidades.
É preciso saber quando a transparência e o envolvimento geram ação positiva – Entrevista com Henning von Koss
Henning Von Koss é um executivo experiente e conselheiro de empresas, que já atuou em diversos setores (saúde animal, pneus, calçados, saúde humana) e países (Brasil, Alemanha, Polônia, Colômbia, Canadá). Tem como base do seu trabalho o discernimento: procurar...
Conhecer as linguagens de cada conversa para gerar engajamento de públicos diferentes – entrevista com Fernanda Ferraz
Desde o início de seu caminho profissional até hoje, Fernanda Ferraz precisou conviver com a alteridade. Dos mais de 10 anos em que trabalhou na Natura e esteve diretamente envolvida na relação da empresa com comunidades tradicionais na Amazônia, carrega consigo...
Para além da fadiga de videoconferência, que desafios ainda permanecem para gerar conexão verdadeira e engajamento em reuniões online?
Um ano depois da intensificação da pandemia no Brasil, percebemos que a rotina das pessoas e das organizações foi transformada de forma profunda. O caráter emergencial da transição do trabalho presencial para o remoto já passou, mas as equipes ainda lidam com desafios...
GESTÃO COM ENVOLVIMENTO
Entrevistas com gestores que acreditam na participação e no envolvimento para alcançar melhores resultados.
A época do chefe que sabia tudo acabou, diz Sérgio Souza
Dialogar com a equipe para criar soluções que colocam a empresa, como um todo, no rumo do sucesso Sérgio Souza ocupava um cargo técnico quando foi convidado por um supervisor a assumir um cargo de gestão. Liderando aquela que era...
Ouvir muito para deixar de apagar incêndios e criar soluções
Como um jovem gestor de finanças encontrou nas conversas uma ferramenta para criar soluções mais eficazes e se alinhar com seu próprio propósito Willian Almeida tem uma capacidade de escutar o outro, triar o que o alimenta, detectar quais nutrientes ele pode sorver...
Autoconhecimento, tolerância com os erros, conflitar com respeito
Denise liderou diferentes áreas nas empresas Unilever e Natura, tais como: Marketing, Cultura Organizacional, Gestão de Negócios. Depois de 23 anos em empresas, ela empreendeu e hoje é sócia-fundadora da GOM Sustentabilidade, desenvolvendo estratégias sustentáveis...
CULTURA ORGANIZACIONAL
Como conversas podem revelar culturas de organizações e mudá-las? Leia no nosso blog.
Desintermediação para entender Cultura Organizacional
Intermediar significa servir de comunicador a duas partes que não se comunicam diretamente. Entre as inquietudes dos seres humanos, algumas nos pedem intermediários por não sermos capazes de traduzir o que nos estão dizendo. O entendimento de sintomas de uma doença...
Conversas a serviço do que é fundamental
Já fomos convidados para facilitar muitas conversas com resultados ótimos que não seguiram seu curso por esbarrar em questões de cultura. Tornaram-se, assim, pontuais e sem importância. Atuar em cultura é oportunidade de colocar as conversas a serviço do que é...
Percepção e ação em cultura organizacional
O que é Cultura? Cultura pode ser definida por um conjunto de combinados e normas explícitas ou implícitas de como devemos nos comportar em um determinado espaço. A adaptação a um ambiente se dá a partir da interpretação pessoal da cultura presente: o que será...
INSTITUCIONAL
Conheça mais sobre a CoCriar.
Por que / O que são Práticas Colaborativas?
Por Camila Rigo Quem recebe um cartão, visita nosso site, acessa uma proposta ou se depara com nosso logotipo lê "CoCriar" e logo abaixo "Práticas Colaborativas". Ótimo, mas o que isso quer dizer? Porque escolhemos essa expressão para resumir o tipo de trabalho que é...
Premissas das Práticas Colaborativas
Esse mês vamos falar um pouco das premissas que embasam o nosso trabalho com as práticas colaborativas e que, assim como a nossa conseqüente abordagem prática, focam em aspectos qualitativos e nos processos. São elas: 1. Transformação social em sistemas complexos 2....
Diálogo para Decidir a Remuneração em Projetos
Quando estamos junto com nossos clientes, defendemos a prática da colaboração como forma de inovarmos, trabalharmos melhor, desenvolver as pessoas e as organizações. Somente ao estarmos mais conscientes dos nossos pensamentos e ações, podemos de fato agir diferente....