fbpx

cases

Raízen: Em busca de Protagonismo, Integração, Colaboração e Agilidade.

Vice Presidência de Desenvolvimento Humano e Organizacional

 Contexto

A Vice Presidência de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Raízen vivia uma jornada para mover a forma de gestão e operação de todo seu time para um modelo que fomentasse mais protagonismo, integração, colaboração e agilidade e consequentemente maior impacto. Em alinhamento às diretrizes do CEO da companhia, buscava-se uma forma de atuação mais conectada, orientada ao negócio e, ao mesmo tempo, engajando genuinamente as pessoas no processo. Esperava-se que os líderes contribuíssem nesta direção, incorporando e expressando comportamentos, através de ações práticas refletidas no dia a dia.

A forma de atuação do time de líderes da alta gestão de DHO (Vice Presidente e os quatro gestores que lhe reportavam diretamente) carecia de coesão. Apesar de serem líderes muito competentes em suas atuações individuais, no dia-a-dia, cada líder expressava práticas de “silo” e faltavam práticas coletivas. 

Os Integrantes desta equipe haviam dado alguns passos em direção a uma prática profissional mais colaborativa, assim percebiam que poderiam performar melhor juntos, mas não visualizavam como chegar lá.

Imagem: recorte de facilitação gráfica
 

Objetivos da atuação da CoCriar

A CoCriar atuou gerando estímulo ao auto-ajuste da alta liderança de DHO para mover a forma de gestão e operação de todo o time para um modelo de alta performance, que suspendesse o julgamento e fomentasse confiança genuína, através de: Protagonismo, Integração, Colaboração e Agilidade. 

As perguntas: Qual é a expectativa em relação ao perfil que os líderes de DHO precisam ter para gerir seu time? Quanto é alinhada entre nós cinco, garantindo um lugar de chegada comum? foram as grandes norteadoras ao longo do processo.

Abordagem

A abordagem consistiu em construir possibilidades reais de ação na experiência de trabalho, com condições de execução.

 

Etapas

Em uma jornada de 5 meses, realizada completamente online, trabalhamos as dimensões individual e coletiva em duas frentes que correram em paralelo: 

1. Coaching individual: voltado para desenvolver competências a serviço do objetivo do time,  colocando luz sobre a atividade do líder e seus modelos mentais, com foco em operar como exemplo de cultura de protagonismo, integração, colaboração e agilidade.

 2. Encontros de time: a partir de situações práticas trazidas e validadas pelos próprios participantes, com preferência por aquelas com polaridades presentes, foram explorados, de forma consciente, caminhos possíveis para funcionarem melhor como time. Trabalhamos com base em contextos de decisão real individual e coletiva, explicitando as narrativas que sustentavam ou que se contrapunham às atitudes desejadas.

 A partir das situações práticas vividas pelo time, explicitadas durante os encontros, modelos e estruturas conceituais foram aportados pela CoCriar, como suporte ao desenvolvimento dos líderes nas competências e comportamentos desejados.

 Além disso, convidamos o grupo a observar o que acontecia em tempo real, a cada encontro, sob a lente de protagonismo, integração, colaboração e agilidade. “Como estou fazendo a tarefa que estou fazendo? Como estamos trabalhando juntos no aqui e agora? Como as coisas funcionam neste grupo? O que isso nos mostra? Que combinados concretos podem ser feitos?

    Impacto

    • Capacidade de criar compromissos que geram transformação. A Liderança de DHO estabeleceu o caminho para terem conversas que permitam criar os compromissos que possibilitaram evidenciar maior Protagonismo, Integração, Colaboração e Agilidade para obter melhores resultados tangíveis. 
    • Elaboração de diagnóstico, recomendações e resoluções de valor, culminando com a consolidação de combinados coletivos sobre a forma do time operar, daquele momento em diante, incluindo possibilidades práticas e o compromisso coletivo de experimentar uma nova forma de pedir, ofertar e firmar compromisso com os colegas
    • Criação de espaço seguro nos encontros de time, integrando emoção e razão, para explicitação e compreensão compartilhada das questões mais críticas entre os participantes que interferiam em sua performance e, consequentemente, na  capacidade de trabalharem de forma protagonista, integrada, colaborativa e ágil, a serviço de alta performance e resultados potentes para a companhia. 
    • Potencialização deste time como disseminador para cascatear o modo de trabalho protagonista, integrado, colaborativo e ágil para a equipe de DHO, gerando impacto concreto para a companhia.
    • Aumento da bagagem conceitual que embasava a atuação de cada líder, com foco em protagonismo, integração, colaboração e agilidade.
    • Recomendação de formato de fórum para o time refinar sua forma de atuação ao longo do tempo, após o término da intervenção da CoCriar.

      “O que aconteceu foi potente. Foi ficando clara a importância do grupo estar conectado, coeso, e onde estávamos escorregando a cada passo do processo. Partimos agora de um terreno muito mais forte do que estávamos antes desta jornada. A integração entre as trilhas individual e coletiva gerou provocações que levaram as pessoas para novos “lugares”. Ao mesmo tempo, há aspectos que ainda vão ser vistos pelo grupo ao longo do tempo e que gerarão novos movimentos.”

      Paula Benevides – Vice Presidente DHO

      “Saio animado com as perspectivas positivas de futuro como desdobramento do processo, sensação de corresponsabilidade para provocar o grupo e ajudar a manter os combinados.”

      Bruno Bidóia – Gerente Business Partner

      contato

      Somos referência em cocriação na América Latina e Europa, trabalhando em Português, Espanhol e Inglês.

      Share This