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Libbs – Processo Seletivo

Construção de novo Processo Seletivo Nacional Participativo

Case Libbs - CoCriar

Contexto

A Libbs é uma farmacêutica brasileira que emprega profissionais responsáveis por levar informações de seus produtos para os médicos. Estes profissionais, conhecidos no setor como propagandistas, estão espalhados por todo o território nacional.  

Um dos grandes diferenciais da Libbs frente a suas concorrentes é a forma de atuação de seus propagandistas, e por isso a empresa queria garantir que a seleção destes profissionais refletisse esse diferencial. O desafio estava em fazer uma seleção nacional coerente, estando o departamento de RH concentrado no Sudeste.

Como coordenar um processo seletivo de propagandistas que refletisse os diferenciais da empresa sem concentrar as decisões no RH na sede, o que tornaria o processo burocrático e moroso?

Objetivos da atuação da CoCriar

A CoCriar foi chamada para desenhar com a empresa, o RH e os próprios propagandistas, como seria a melhor estrutura para este processo seletivo que permitisse garantir a excelência esperada e ao mesmo tempo permitir decisões locais e mais contextualizadas.

Também explicitamos e trabalhamos com o paradoxo da organização em ser ágil em recrutar e dispensar propagandistas, mas sem deixar o grupo desfalcado para as metas de visitas aos médicos.

Abordagem

Desenhamos um processo de 9 meses que incluiu consultar tanto a empresa quanto outros segmentos em uma jornada de cocriação. O objetivo era criar um novo processo seletivo que fosse claro e prático para que a Libbs pudesse conferir autonomia, permitir agilidade e ter os melhores profissionais contratados.  

Desenhamos alternativas tanto junto aos próprios propagandistas em interação com com o RH para suprir as demandas de ambos e, no momento do processo pronto, ter a compreensão e unidade necessária para o sucesso do negócio.

Etapas

Trabalhamos várias etapas dentro de uma estrutura de Entender, Explorar e Desenhar o novo processo seletivo da Libbs:

  1. Entender: levantamos as características dos profissionais referência, as atitudes e ações concretas observáveis a partir de histórias de ótimas atuações profissionais; Ouvimos as demandas do campo e as dúvidas frente a um novo processo seletivo. 
  2. Explorar: analisamos a importância de cada característica profissional desejada e o nível de dificuldade de desenvolvê-las; checamos como seria recebida e aplicada na prática a proposta de processo seletivo; detalhamos as etapas baseadas na experiência de campo.
  3. Desenhar: fizemos o detalhamento prático do processo seletivo; a seleção de conteúdos para materiais subsidiários e trouxemos para a validação tanto do RH quanto dos propagandistas, garantindo alinhamento com todas as necessidades presentes.

 

    Impacto

    Ao final de nossa intervenção, entregamos um potente processo seletivo que reunia descrição e estruturação excelentes, mas com um diferencial fundamental: todos os envolvidos tinham pleno conhecimento das diretrizes e estavam convencidos de que aquele era o melhor caminho. Além da estrutura em si, saímos do processo com todos os envolvidos engajados para aplicação imediata.

    A CoCriar impactou positivamente os resultados aliando a transformação do processo, o treinamento de uma nova forma de fazer e o engajamento de forma simultânea. Envolver a equipe de campo, suas preocupações, sugestões e conhecimentos, implicou um processo um pouco mais longo, mas definitivo.

      contato

      Somos referência em cocriação na América Latina e Europa, trabalhando em Português, Espanhol e Inglês.

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