fbpx

cases

Cerrado das Águas

Processo Online sobre Desafios e Lições Aprendidas

Contexto

Fomentado por recursos da iniciativa privada, o Consórcio Cerrado das Águas é uma iniciativa que tem por objetivo central a adoção de boas práticas de manejo na produção agrícola e recuperação de mata ciliar em cultivos de café do Cerrado Mineiro, contribuindo com a preservação e recuperação de recursos hídricos na região. 

No final do primeiro ano de operação, o Consórcio estava em um momento de fechamento de ciclo, marcado pelos desafios vividos na implementação prática em campo, bem como a transição da liderança que havia idealizado e colocado o Consórcio em operação e a pessoa que assumiria a gestão a partir de então. 

Neste contexto, era necessário dar uma parada e (re) planejar ações coordenadas dentro da equipe para melhor conduzir o segundo ciclo. 

Objetivos da atuação da CoCriar

A CoCriar percebeu que para a boa execução das ações planejadas para o segundo ciclo, era importante criar espaço para a equipe do Consórcio olhar coletivamente para os aprendizados do primeiro ano de atuação e conversar sobre desafios e desconfortos vivenciados até então. 

Em comum acordo com a nova liderança do Consórcio, definiu-se que o objetivo da intervenção seria colher lições aprendidas no primeiro ciclo do Cerrado das Águas e propor aspectos importantes da reorganização na forma de trabalho da equipe, para poderem seguir com os próximos passos. 

Abordagem

A abordagem da CoCriar foi desenhada a partir da convicção de que a melhor contribuição das pessoas seria aproveitada se oferecermos a oportunidade para todos expressarem seus desconfortos e também para participarem da construção de soluções para as questões mais relevantes. Mesmo não esgotando todos os assuntos durante esses primeiros encontros, a metodologia conduzida poderia ser aproveitada em momentos subsequentes.  

Olhar para o jeito do grupo  trabalhar, aprofundar nas divergências existentes e criar acordos para evitar repetir as mesmas questões no futuro seria uma conversa não trivial. Assim a expertise da CoCriar em criar condições para o diálogo e a participação faria toda a diferença na qualidade da conversa e dos resultados gerados a partir dela. 

Etapas

Todo o trabalho foi realizado à distância (online), em virtude da pandemia do Covid-19, e incluiu as seguintes etapas, realizadas em 3 encontros de meio período:

  1. Treinamento tecnológico: todos os convidados para a reunião participaram de uma sessão prévia de treinamento sobre as ferramentas digitais a serem utilizadas para videoconferências e elaboração de registros colaborativos online. 
  2. Mapeamento das dificuldades e aspectos positivos da atuação da equipe durante o primeiro ciclo do Cerrado das Águas. 
  3. Aprofundamento sobre as questões mais relevantes mapeadas inicialmente.
  4. Cocriação de acordos para o futuro e propostas para a execução do trabalho nas áreas de comunicação interna e relacionamento com produtores. 

Impacto

A intervenção trouxe impactos tangíveis e intangíveis para o Consórcio Cerrado das Águas. Entre eles:

  • Aumento da percepção de confiança entre os integrantes da equipe e perspectivas positivas para o futuro.
  • Alto nível de engajamento e participação durante os encontros, inclusive por parte de pessoas que habitualmente não se manifestavam em reuniões.
  • Aprofundamento nas diferentes visões existentes no grupo a respeito de desafios comuns, formando uma visão compartilhada.
  • Cocriação de acordos e propostas alinhados ao futuro desejado para a organização em seu segundo ciclo de atuação.
  • Percepção de que conversas online bem conduzidas podem sim ser muito efetivas para atender aos objetivos estabelecidos.
  • Abertura de novas possibilidades de intervenção à distância (online), em especial por parte dos especialistas que têm papel fundamental de orientar as práticas em campo, mas estão em localidades distantes. O o aporte das contribuições tornou-se mais ágil, além da minimização a logística de viagens.

Fiquei impressionada como essa ferramenta do Zoom bem utilizada não deixa nada a desejar para uma reunião presencial. Imagina, a gente poder reunir pessoas de diferentes lugares, colocar todo mundo junto para discutir, a economia em passagens aéreas,  quilometragem, hotel… Fiquei super animada! 

Lina Inglez – consultora de uma das frentes do Consórcio, Especialista em Restauração

contato

Somos referência em cocriação na América Latina e Europa, trabalhando em Português, Espanhol e Inglês.

Share This