Open Space
O Open Space ou Espaço Aberto é um processo de encontro livre que permite que quem participe coloque em pauta as conversas que quer ter naquele momento e que outros possam participar livremente delas.
Experiências com o Open Space
Trata-se da criação de um espaço aberto no qual os participantes propõem e se responsabilizam pelos temas a serem discutidos e aprofundados, criando a própria agenda do evento.
É uma forma de organizar reuniões, conferências ou grupos aproveitando a motivação dos indivíduos, fazendo uso da capacidade de auto-organização inerente a qualquer sistema vivo (neste caso, o grupo de pessoas).
Provoca uma migração dos participantes da posição de expectadores para protagonistas do processo. Pode ser usado para o planejamento de ações, resolver conflitos, gerar novas idéias… com grupos a partir de uma dúzia de pessoas, até muitas centenas (o maior grupo que já co-facilitamos era de 800 pessoas).
O Open Space tem como princípio básico a combinação da paixão com a responsabilidade, que é incorporado em sua única regra: a lei dos dois pés… “Se você está em um lugar onde não esteja nem contribuindo, nem aprendendo, use os seus dois pés e vá para outro lugar.
Além da lei, temos quatro princípios:
- Quem quer que venha, são as pessoas certas.
- Quando começar é a hora certa.
- O que quer aconteça é a única coisa que poderia ter acontecido.
- Quando acabar, acabou.
As condições para um bom Open Space
- Um problema real
- Diversidade e complexidade (de pessoas e opiniões)
- Desprendimento do resultado
- Senso de urgência (é pra ontem!)
- Conflito efetivo ou potencial
A simplicidade do Open Space cria o mínimo de estrutura para que a ordem emerja do caos, e possamos experimentar o caminho caórdico. Esteja preparado para ser surpreendido!