Para além do conhecimento de metodologias e ferramentas que auxiliam na criação de espaços colaborativos, há um elemento chave que pode incentivar ou inibir a participação: o jeito de agir de quem facilita a conversa.
Abaixo destacamos quatro posturas que podem inibir a participação da equipe em reuniões e espaços de diálogo contribuindo para gerar desatenção, desinteresse e até mesmo conflitos.
1. EXCESSO DE PALCO
Facilitar uma conversa tem mais a ver com abrir espaço do que ocupá-lo.
Não se trata de trazer destaque para si mesmo(a), chamando atenção demais, colocando a sua opinião ou querendo garantir que o resultado da conversa esteja de acordo com o seu ponto de vista.
2. FALAS LONGAS OU EXCESSIVAS
Busque dar orientações claras e sucintas e cheque o entendimento
com as pessoas. Não se preocupe em comentar tudo o que foi trazido pelos participantes cada momento.
3. ESCUTA INTERPRETATIVA
Separar o que você realmente ouviu daquilo que você interpretou. Do contrário, conclusões erradas podem causar apatia ou rejeição ao que está sendo vivido.
4. DAR RESPOSTAS
Propor boas perguntas é parte essencial do trabalho de facilitação.
O papel do(a) facilitador(a) é digerir as informações, devolvê-las com sua interpretação e checar com o grupo o que faz sentido. Busque trabalhar a sua ansiedade para não se deixar ser tomada(o) pela sensação de que você precisa resolver algo para o grupo.
Você já se viu nesse lugar?
No curso “Conduzindo Conversas Online que dão Resultado”, trabalhamos posturas que incentivam a participação a partir de desafios reais com objetivo de empoderar os participantes na facilitação de conversas. Saiba mais aqui.
Imagem: Master1305 – Freepik