Ao longo de dez anos de história, a CoCriar vivenciou diversas fases. Em cada uma delas, organizações e indivíduos construíram sinergias com os processos de facilitação de conversas sendo implementados, alcançando poderosos resultados.
Primeiro foi o pioneirismo da facilitação anfitriã. Colocar os participantes como protagonistas das conversas, enquanto atuamos como guardiões de um propósito compartilhado entre todos, facilitando sem moderar. Daí a importância de planejar a conversa com cuidado e criar condições para que haja qualidade de escuta.
Banco Real/ABN Amro e Natura
Desse período pioneiro, de 2008 a 2012, os grandes clientes da CoCriar eram a Natura e o Banco Real / ABN Amro (incluindo o tempo em que a cultura Banco Real / ABN Amro sobreviveu à fusão com o Grupo Santander). Naquele momento, ambas as empresas moviam-se para a inserção da Sustentabilidade na Estratégia de Negócios, tendo o enfoque de comunidade e a colaboração em diálogo qualificado com diversos stakeholders como bases fundamentais. As duas organizações tinham culturas que combinavam perfeitamente com a proposta de trabalho colaborativo e dialógico, sendo parceiras-chave nos primeiros anos da CoCriar.
O Banco Real (ABN Amro) colocava as relações como o aspecto mais importante de seu negócio, o restante era consequência. Tinha seus grandes diferenciais na sustentabilidade e na relação de parceria correntistas e outros stakeholders. Foi o primeiro banco a usar papel reciclado nas folhas de cheque e investiu muito para digitalizar seus processos. Foi pioneiro também na política de 10 dias sem juros no cheque especial, entre outras iniciativas. A CoCriar teve um papel chave para articular diversos atores no desenho do projeto Vanguarda em Educação (ainda como Banco Real / Amro) e depois na evolução para o Novo Modelo Educativo, após a fusão com o Grupo Santander, quando atuou também junto à alta liderança para compor a nova cultura do Grupo Santander Brasil, a partir das melhores contribuições oriundas das culturas do Real e do Santander.
A Natura, também construiu seus diferenciais com base na sustentabilidade e nas relações internas e externas. Fez grandes investimentos para a incorporação da sustentabilidade no modelo de negócios: com produtos neutros em carbono, utilizando ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira, valorizando os povos tradicionais em relações comerciais dignas, a expansão da oferta de refil de embalagens, dentre outras. Sem lojas físicas, era preciso envolver todos os stakeholders para difundir os valores da empresa a seus consumidores. Na Natura, a CoCriar facilitou um processo multidisciplinar para o desenho da Política Natura de Uso da Biodiversidade Brasileira, e também levou a proposta participativa aos programas de formação para Colaboradores, colocando a qualidade da conversa como elemento central para a aprendizagem de Valores.
Planejamento Estratégico
Um terceiro projeto importante neste período de pioneirismo foi a facilitação do Planejamento Estratégico da Artemísia entre 2008 e 2009, uma série de encontros que levaram a Artemisia a reposicionar o seu foco e decolar como instituição de forma robusta. Culminou com a movimentação da fundadora da Diretoria para o Conselho, empoderando uma nova gestão a assumir a frente da organização. Este momento decisivo continua sendo lembrado nesta organização que, ainda hoje, pratica conversas nos formatos inspirados pela CoCriar e continua fazendo acontecer!
Em fóruns com grandes públicos, facilitamos conversas estruturadas em formato participativo na Conferência Internacional do 60o aniversário da AIESEC, no CEBDS Sustentável 2009, conduzimos um espaço aberto para temas emergentes na Conferência Ethos 2010 e no Congresso GIFE 2012. Neste último houve um intenso trabalho prévio para estudo dos melhores formatos para cada tipo de espaço dentro do evento; transferência de know how em espaços participativos para equipe interna do GIFE, assim como a condução de uma conversa sobre os caminhos do Investimento Social Privado no Brasil em uma arena que promoveu a interação entre 800 participantes e o convidado Fernando Henrique Cardoso, que se disse positivamente surpreso com o formato, por perceber-se muito mais próximo e em interação mais consistente com o público com quem dialogou.
Lembramos com muito carinho das seguintes pessoas que marcaram época: Thomas Ufer, Maria Barretto, Henrique Vedana, Narjara Ribeiro, Zoe Fitzgerald, Marco André, Aline Craveiro, José Roberto Cavallin, Andyara de Santis, Kelly Michel, Maure Pessanha, Carolina Andrade, Miguel Dantas, Rachel Stefanuto, Margarida Curti Lunetta, Priscila Matta, Fernando Rossetti, André Degenszajn e tantos outros que não caberiam nessa lista. Nosso agradecimento pelo que pudemos construir em parceria com vocês!