fbpx
Conversar e participar online, que mundo é esse? O que possibilita?
conduzindo-conversas-online-que-dao-resultado
por Tamara Azevedo

A participação online pode chegar onde o presencial jamais chegaria. 

Conversar é parte da existência humana em sociedade. Todos nós somos capazes de pescar em nossa experiência de vida “aquela” conversa que fez toda a diferença, que transformou a realidade dali para frente. É muito comum estas conversas acontecerem ao acaso, como que espontaneamente. Também é possível criar condições para que aconteçam intencionalmente, fazendo um convite bem feito, engajando as pessoas certas, praticando uma escuta de qualidade e uma fala precisa e cuidadosa, criando condições para uma presença de corpo e alma, com lugar para as emoções e o silêncio revelador!

Em muitos contextos, em especial os mais complexos, para os quais não existem soluções prontas, proporcionar participação de atores diversos permite acesso a compreensões, ideias e visualização de poderosos caminhos que um indivíduo sozinho não seria capaz de alcançar. Para tanto, conduzir intencionalmente conversas que transformam realidades faz toda a diferença e dá resultado prático. 

Sendo subitamente forçados a levar muitas das nossas interações para o formato remoto, demos de cara com limitações, como a perda de boa parte da percepção não verbal, do calor humano, das emoções presentes, uma vez que não conseguimos observar as pessoas em sua totalidade. Isso sem falar nos desafios da tecnologia, a banda de internet instável, “desigualdade digital” pelas diferenças de habilidade neste meio, distrações do ambiente no entorno de uma telinha ou mesmo a fadiga digital. 

Mas experimentando estes ambientes online temos recebido presentes maravilhosos e um mundo de possibilidades de participação vai se abrindo.

A participação através de conversas online permite acesso ágil, reúne e aproxima pessoas que de outro modo não poderiam estar juntas. Posso estar à vontade e compartilhar na telinha um pouco do meu próprio espaço, ao mesmo tempo em que aguço a visão, audição e a imaginação para enxergar o outro inteiro do outro lado.

Em videoconferências em grupos maiores, com dezenas ou até muitas centenas de pessoas, é possível a participação horizontal e simultânea de todos através de chats e outras plataformas de edição simultânea de informação escrita. Permitem, com facilidade, a elaboração de um registro compartilhado e editado em tempo real, que aumenta vertiginosamente o entendimento entre as pessoas, chegando a resultados de impacto em um tempo muito curto. 

Também viabiliza-se a formação de pequenos subgrupos de forma organizada ou espontânea, levando pessoas que dificilmente se encontrariam em um ambiente presencial a se encontrarem em um ambiente intimista, com pouca gente, como vimos estes dias: um grande empresário paulistano, um ativista social do sul, uma líder de terceiro setor, um jovem universitário e um empreendedor da periferia do nordeste do Brasil. 

Quantas possibilidades é possível gerar a partir de encontros assim?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This