Com tantos projetos diversos ao longo dos anos, especialmente nos terrenos mais áridos para a participação, pudemos verificar na prática o que dizem os teóricos da Cultura e dos sistemas: ações pontuais que questionem o funcionamento mais amplo não têm vida longa.
Fomos responsáveis por algumas construções coletivas de muito valor, que mobilizaram sistemas de forma significativa. Outras, por algum motivo, não foram implementadas ou foram descontinuadas.
Chegamos aos 10 anos de CoCriar e queremos atuar de forma ainda mais consistente, sendo reconhecidos por conduzir conversas que transformam realidades de fato. Para garantir durabilidade nas mudanças, cada intervenção da CoCriar a partir de agora será acompanhada por um olhar mais amplo.
Que conversas são necessárias, para além dos objetivos específicos do projeto, que criem um ambiente em que estes possam vigorar e prosperar? Que mudança de cultura esse ambiente requer? Que mudanças sistêmicas é preciso empreender?
Como se criam culturas organizacionais
Culturas são compostas de normas explícitas, implícitas e até inconscientes, repetidas como hábito. É assim que muita coisa que não queremos manter sobrevive ao passar dos anos.
Curiosamente, tal como preconiza Niklas Luhmann em “A sociedade como Sistema”, é através das conversas que se criam as sociedades humanas. Sistemas – e muito especialmente a Cultura, seu componente de reprodução e preservação – não têm origem nas pessoas, mas em uma rede de conversas que se recriam. Conversas oficiais e não oficiais, acontecidas em salas de reunião e também nos corredores.
O grande diferencial deste entendimento sobre Cultura é que, para mudá-la, o foco não deve estar na mudança das pessoas (elas podem permanecer sendo quem são!) porém é fundamental que as conversas deste ambiente passem a ser outras.
É nesse sentido que a CoCriar pode dar sua grande contribuição.
Como transformar a Cultura de uma organização
De um modo geral, definimos nossos rumos no presente com base em decisões tomadas no passado. Ao analisar como uma empresa toma decisões e quais são as suas conversas recorrentes, descobre-se como ela funciona. Esse é o ponto de partida dos projetos de Cultura gestados pela CoCriar.
Através de conversas, envolvendo os diversos atores implicados, construímos uma compreensão explícita e compartilhada da Cultura. Segue-se então para a proposição de novas conversas – podendo ser novos rituais organizacionais – que reforcem a Cultura almejada, enquanto as conversas usuais perdem força, enfraquecendo a Cultura que se quer abandonar. Este movimento, praticado consistentemente ao longo do tempo, move a Cultura Organizacional de fato e conecta significativamente os atores envolvidos ao propósito da organização.
Seja um exemplo de conversa transformadora
Quem conhece ou está em uma organização que necessita ou deseja genuinamente mergulhar em uma mudança de Cultura, pode contar com a parceria da CoCriar para construir coletivamente intervenções genuinamente transformadoras.
Seguindo na mesma toada, nossos parceiros já conhecidos podem esperar que, nos novos projetos, a CoCriar traga perguntas e preocupações mais abrangentes. As conversas que transformam realidades começam já na primeira reunião de trabalho e se estendem até o momento da conclusão do projeto.
Vamos juntos?