fbpx

cases

Fibria – Planejamento Estratégio NEA
Fibria - Cases

Contexto Etapa 1

Para buscar uma estratégia de atuação mais ampla, com ações pertinentes ao contexto do município, a Fibria optou por realizar um planejamento estratégico para seu Núcleo de Educação Ambiental com escuta aos diversos públicos – a maioria integrante de outras organizações e lideranças da sociedade civil. Tratava-se de pontos de vista opostos e conflitantes. Era necessário criar um processo eficaz para acolher estas diversas visões em um único sistema, numa construção coletiva de caminhos que fizesse sentido na realidade local.

Caso de Aplicação da Metodologia World Cafe

O olhar para a atuação do NEA por parte dos mais diversos stakeholders, foi conseguido por meio dessa metodologia que permite de um lado a divergência e a profundidade da conversa em pequenos grupos, e de outro lado a convergência e a polinização cruzada ao longo das rodadas de conversa. Também contribui para ampliar a horizontalidade das conversas, dando às diversas vozes um lugar de igual importância.

Resultados Etapa 1

O resultado de um olhar colhido a partir de múltiplos pontos de vista diversos foi uma compreensão abrangente e focada sobre as oportunidades e desafios enfrentados, o que preparou o terreno para a segunda etapa, de proposição de ações.

Caso de Planejamento Estratégico Colaborativo

Contexto Etapa 2

O NEA (Núcleo de Educação Ambiental) é parte do programa de educação da Fibria e principal ponto de relacionamento com a comunidade em Jacareí-SP. Para buscar uma estratégia de atuação mais ampla, com ações pertinentes ao contexto do município, a Fibria optou por realizar um planejamento estratégico com escuta aos diversos públicos – a maioria integrante de outras organizações e lideranças da sociedade civil. Tratava-se de pontos de vista opostos e conflitantes. Era necessário criar um processo eficaz para acolher as diversas visões em um único sistema, numa construção coletiva de caminhos que fizesse sentido na realidade local.

Abordagem

O mapeamento e engajamento dos diversos públicos representantes das partes interessadas foi realizado através de conversas individuais, com posterior realização de um encontro presencial em que os participantes ficassem à vontade para expressar suas opiniões, construindo uma visão compartilhada do contexto – muito mais rica do que seria possível individualmente. Ao final do encontro elaborou-se coletivamente sugestões de ações que foram a base do Planejamento Estratégico da Instituição naquele período.

Resultados

Sugestões consistentes para a estratégia do NEA – muitas efetivamente implementadas – surgiram nesse encontro: guardiões do bosque, ecoeficiência, formação de células, geração de renda, entre outros. A aproximação entre os diversos setores resultante do encontro originou outros projetos comuns, dentro e fora do NEA. A importância do engajamento do público externo para um planejamento estratégico consistente e com mais apoio das partes interessadas ficou evidente para os gestores.

contato

Somos referência em cocriação na América Latina e Europa, trabalhando em Português, Espanhol e Inglês.

Share This