Por que / O que são Práticas Colaborativas?

Por que / O que são Práticas Colaborativas?

By 09/05/2017 Leituras

Por Camila Rigo

Quem recebe um cartão, visita nosso site, acessa uma proposta ou se depara com nosso logotipo lê “CoCriar” e logo abaixo “Práticas Colaborativas”. Ótimo, mas o que isso quer dizer? Porque escolhemos essa expressão para resumir o tipo de trabalho que é nosso propósito oferecer para o mundo?

Vamos começar pelo começo. Nossa história tem início dentro de um encontro de reflexões conjuntas de uma comunidade de prática de diálogo (a ideia semente que depois veio a se tornar a CoCriar). Não dentro de um grupo de estudo. Nem dentro de uma incubadora, como resultado de um plano de negócios. Nasce da vivência de uma experiência positiva de uma construção conjunta – colaborativa, portanto – e da certeza de que tantos outros lugares no mundo precisam de processos que engajem pessoas e produzam frutos valiosos.

É o que a CoCriar faz ao longo desses 9 anos: cria e cuida de espaços para que as pessoas colaborem nos mais diversos temas e ambientes, utilizando o diálogo como ferramenta-chave, com os mais diversos objetivos.

Em nossos projetos já existiu de tudo: gente muito abastada conversando sobre como dar sua contribuição para a sociedade, colaboradores de empresas conversando para melhorar seus processos, gente de ONGs com objetivos semelhantes trocando experiências para sistematizar melhores práticas, equipe de escola conversando sobre seu funcionamento e os problemas de clima resultantes, gente jovem criando iniciativas e projetos, equipes em empresas criando produtos, especialistas cheios de informações interagindo com operadores com visão do chão de fábrica, aprendizes construindo conhecimento ativamente pela interação entre saberes, representantes de todos os setores de uma determinada cidade contribuindo para o planejamento dos investimentos sociais de uma grande empresa, cidadãos compreendendo conjuntamente problemas sociais complexos como mobilidade urbana ou impactos de um megaempreendimento para o meio ambiente e comunidades de entorno.

Oferecemos práticas colaborativas porque acreditamos que colaborar requer prática. Colaboração é o encontro das complementaridades – o que significa necessariamente encontro com as diferenças – e é preciso ter um espaço saudável e uma postura dialógica para lidar com elas, se quisermos utilizá-las como vantagens para a construção conjunta. A cada encontro facilitado pela CoCriar acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e musculatura para o diálogo, fortalecendo a confiança na colaboração e sua adoção como caminho para superar cada vez mais desafios, coletivamente.

 

About CoCriar

Leave a Reply