fbpx
Panela de pressão

Um dos melhores e mais celebrados efeitos dos processos participativos que conduzimos, quando estes são efetivos, é uma sensação de “panela de pressão”. É a energia que a organização, equipe ou grupo de pessoas leva adiante depois de vivenciar um momento verdadeiramente colaborativo e cocriativo, mesmo que esse momento seja de apenas um ou poucos dias. É uma percepção ampliada de liberdade, de autonomia e esperança, muitas vezes retratada durante o “check-out” de um encontro por nós anfitriado.

Entretanto, existe uma grande armadilha por trás dessa percepção. Muitas vezes essa sensação de autonomia e liberdade é dispersada em poucos dias ou semanas. Às vezes os hábitos arraigados de comando-e-controle voltam a agir com força total. Às vezes a falta de apoio da liderança não permite a continuidade de experimentos descentralizados. E às vezes a falta de habilidade, prática e confiança dos membros de uma equipe ou organização os impede de seguir explorando uma nova forma de trabalhar juntos.

É um desafio redobrado poder estar acompanhando equipes e organizações ao longo do tempo, podendo trazer ferramentas, suporte e questionamentos que os ajudem a sustentar o processo de descentralização e participação. E ao mesmo tempo é uma enorme honra poder assistir a transformação acontecer, com coragem e muita paciência.

Nossos aprendizados nos mostraram, ao longo desses sete anos de vida, que algumas condições são muito importantes para que processos de transformação organizacional possam mexer no DNA cultural da organização, com resultados de longo prazo:

  1. Apoio da liderança (da equipe, da organização), muitas vezes reflexo de um grau elevado de consciência;
  2. Ferramentas práticas de sustentação para a participação plena e o engajamento;
  3. Espaços para reflexão coletiva contínua, colheita de aprendizados e celebração de cada passo alcançado;
  4. Mais importante do que um objetivo a ser alcançado, uma intenção muito clara do porquê se busca essa transformação. Essa intenção é única de cada grupo de pessoas e geralmente nasce de uma visão poderosa.

Para conversar mais sobre esse efeito da panela de pressão, e contar sobre práticas de gestão mais colaborativa e inovadora, convidamos lideranças de algumas organizações que tem demonstrado essas condições mencionadas acima para um diálogo. Essa conversa será no dia 21 de novembro de 2015 em Florianópolis/SC, com transmissão ao vivo. Esse evento faz parte da Hub Escola, organizado pelo Impact Hub Floripa, em realização com a CoCriar.

Share This