Facilitação Gráfica

Facilitação Gráfica

By 26/05/2017 Uncategorized

O que é Facilitação Gráfica?

A Facilitação Gráfica é um formato de Colheita que explora de forma mais intencional a linguagem visual: utiliza ilustração, desenho, símbolos, metáforas, ícones, esquemas, cores, tipos de letras.

Geralmente é realizada num painel de grandes dimensões, visível aos participantes, produzido em tempo real. Também podem ser utilizados flip charts ou papéis A3 que vão  compondo o painel final, em local acessível.

O resultado é esteticamente mais atrativo que uma colheita comum e pode facilitar a compreensão dos envolvidos ao promover novas associações de ideias por meio de metáforas visuais.

Aliando texto e imagem, é possível atender tanto as necessidades das pessoas analíticas e estruturadas (que tendem a atuar com base no lado esquerdo do cérebro), quanto das pessoas criativas e intuitivas (que tendem a atuar com base no lado direito do cérebro), aproveitando e estimulando ambas as qualidades.

Também é importante lembrar que o canal visual é o predominante para 2/3 das pessoas no que diz respeito à atenção/percepção e à retenção das informações na memória. Isso significa que a facilitação gráfica pode ser de grande auxílio quando o objetivo é não deixar que idéias chaves não caiam no esquecimento.

Princípios e técnicas da Facilitação Gráfica podem ser aprendidas para uso pessoal. O trabalho profissional de um facilitador gráfico pode ser contratado para contextos mais formais, que exijam mais experiência e/ou agilidade na captação dos conteúdos e tradução para a linguagem visual.

Leia mais em:

http://www.facilitacaograficacolheita.com.br/

https://en.wikipedia.org/wiki/Graphic_facilitation

About Camila Rigo

Leave a Reply